segunda-feira, 29 de junho de 2015

O técnico de radiologia tem como função principal a realização de exames radiológicos para fins de auxiliar em um diagnostico, tratamentos/ acompanhamento de doenças/ferimentos através das imagens obtidas.
Portanto, para se ter um diagnostico com precisão se faz necessário o conhecimento da anatomia, fisiologia e a patologia, pois somente assim poderá posicionar de forma correta as estruturas, órgãos e tecidos que estão sendo investigados.
Gabriela pires

domingo, 28 de junho de 2015

                                              A Radiação é produzida como ?

        ela é produzida em um tubo onde uma corrente elétrica estimula o catodo (-) libera elétrons,os quais são atraídos para o anodo (+) onde se chocam abundantemente liberando a onde 99% desta energia é transformado em calor e somente 1% em raio x deste são aproveitado 10%
cessando estimulo elétrico cessa emissão de radiação,Portanto um aparelho de raio x desligado não é fonte de radiação
  
Gabriela Pires

Diagnóstico por Imagem




Gabriela Ap. Pires 

Crânio: Ossos e Suturas


Sistema esquelético


Sistema Esquelético

O sistema esquelético é um importante sistema a ser estudado pelo técnico em radiologia. O esqueleto do adulto é composto por 206 ossos distintos e suas cartilagens e articulações associadas, o estudo do osso é denominado osteologia, enquanto o da articulação é artrologia.O esqueleto humano é dividido em axial e apendicular.
As quatro funções esqueléticas são:


  • Sustentar
  • Proteger o corpo
  • Permitir  os movimentos por interação com os músculos para formar alavancas.
  • Produzir células sanguíneas


Esqueleto Axial

O esqueleto axial inclui todos os ossos localizados no eixo central do corpo.
O esqueleto adulto consiste em 80 ossos e inclui o crânio, coluna vertebral e esterno.


Esqueleto Apendicular

A segunda divisão do esqueleto é a porção apendicular. Essa divisão é composta por todos os ossos dos membros superiores e inferiores (extremidades) e a cintura escapular e pélvica. No esqueleto apendicular adulto existem 126 ossos separados.


Ossos em azul esqueleto axial
Ossos em amarelo esqueleto apendicular



segunda-feira, 22 de junho de 2015

O que são RAIOS-X ?





Os raios-x são radiações eletromagnéticas penetrante invisível a olho nu e de pequeno, que se propaga em linha reta na velocidade da luz, ionizando a matéria inclusive o ar. Pode ultrapassar, ser absorvida ou refletida pela matéria, dependendo do peso anatômico desta e a energia dos raios-x sejam utilizados para a as imagens do interior do corpo humano ou de estruturas internas de objetos, seja na indústria, medicina ou pesquisa científica.
Essa radiação é produzida em um tubo, onde uma corrente elétrica estimula o cátodo (-) a liberar elétrons , os quais são atraídos para o anodo (+) onde se chocam abruptamente,liberando energia onde 99 % desta energia é transformada em calor e somente 1% em raios-x desta são aproveitado 10%.
Cessando o estimulo elétrico, cessa a emissão de radiação, portanto em aparelho de raio x desligado não é fonte de radiação. 





domingo, 21 de junho de 2015

Como tudo começou...

História da Descoberta dos Raios- X 


Wilhelm Conrad Roentgem professor de fisíca da universidade alemã em Wurzburg, surpreenderia o mundo em 1895, com o descobrimento de novas radiações produzidas no interior de um tubo, resultante do impacto dos raios catódicos sobre a parede de vidro do tubo.
No dia 8 de novembro 1895 após o trabalho o físico  resolveu continuar alguns experimentos que fazia em seu laboratório, antes de cair a noite um caso o ajudaria a descobrir os raios x, ele pesquisava o tubi de raios catódicos inventado pelo inglês Wlhian Crooks anos antes.
Era um tubo de vidro dentro do qual um condutor metálico quando aquecido emitia eletróns, feixes chamados raios catódicos em direção a outro condutor.Quando Roentgem ligou o tubo naqueledia, algo estranho aconteceu perto do tubo, uma placa de material fluorescente chamado platino, cianeto de bário, brilhou .
Ele desligou o tubo e o brilho persistiu mesmo quando ele colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa. Alguma coisa saiu do tubo e atravessava a barreira e atingia o platino de cianeto.Muitos experimentos foram realizado, mas só no dia 23 de dezembro 1895 ele fez com que aquele feixe atravessasse a mão de Bertha.
Posta a mão esquerda de sua esposa no chassi com um flime fotográfico, no seu interior sobre ele fez incidir a radiação do tubo durou cerca de 15 minutos, revelando o filme, la estava a confirmação de suas observações a figura da mão, os osso dentro das partes moles e menos densas.
Foi a primeira radiografia da história, Roentgen decidiu chamar dos raios "X " (símbolo usado em ciências para designar o desconhecimento).
 

Qual é a importância do técnico em radiologia ter conhecimento em anatomia ?



A importância do conhecimento em anatomia na radiologia é fundamental. Pois o técnico tem como função principal a realização de exames radiológicos para auxiliar o diagnóstico, tratamentos, acompanhamento de doenças e ferimentos, através das imagens obtidas.
Portanto para se ter um diagnóstico com precisão é necessário o conhecimento de anatomia, pois somente assim poderá posicionar de forma correta as estruturas, órgãos e tecidos que estão sendo investigadas.
Com o conhecimento podemos destacar algumas vantagens:
  • Posicionamento correto das estruturas ;
  • Agilidade no atendimento ;
  • Diminuição do tempo de exposição do paciente à radiação ;
Se não tivermos o conhecimento em anatomia corremos o risco de num posicionamento lesionarmos ainda mais as estruturas afetadas e dessa fora prejudicarmos o paciente.




Portanto o conhecimento em anatomia é a base de um técnico em radiologia.