domingo, 21 de junho de 2015

Como tudo começou...

História da Descoberta dos Raios- X 


Wilhelm Conrad Roentgem professor de fisíca da universidade alemã em Wurzburg, surpreenderia o mundo em 1895, com o descobrimento de novas radiações produzidas no interior de um tubo, resultante do impacto dos raios catódicos sobre a parede de vidro do tubo.
No dia 8 de novembro 1895 após o trabalho o físico  resolveu continuar alguns experimentos que fazia em seu laboratório, antes de cair a noite um caso o ajudaria a descobrir os raios x, ele pesquisava o tubi de raios catódicos inventado pelo inglês Wlhian Crooks anos antes.
Era um tubo de vidro dentro do qual um condutor metálico quando aquecido emitia eletróns, feixes chamados raios catódicos em direção a outro condutor.Quando Roentgem ligou o tubo naqueledia, algo estranho aconteceu perto do tubo, uma placa de material fluorescente chamado platino, cianeto de bário, brilhou .
Ele desligou o tubo e o brilho persistiu mesmo quando ele colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa. Alguma coisa saiu do tubo e atravessava a barreira e atingia o platino de cianeto.Muitos experimentos foram realizado, mas só no dia 23 de dezembro 1895 ele fez com que aquele feixe atravessasse a mão de Bertha.
Posta a mão esquerda de sua esposa no chassi com um flime fotográfico, no seu interior sobre ele fez incidir a radiação do tubo durou cerca de 15 minutos, revelando o filme, la estava a confirmação de suas observações a figura da mão, os osso dentro das partes moles e menos densas.
Foi a primeira radiografia da história, Roentgen decidiu chamar dos raios "X " (símbolo usado em ciências para designar o desconhecimento).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário