quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Função do Telencéfalo



Telencéfalo


A porção mais anterior, o telencéfalo, é a que ocupa o maior espaço no cérebro humano, devido ao grande tamanho do córtex cerebral. A ele chegam todos os sinais que vêm do corpo pelo tronco encefálico e diencéfalo. O córtex cerebral processa todos esses sinais ao mesmo tempo, além de seus próprios sinais internos relacionados a memórias, valores e projeções para o futuro, agregando complexidade e flexibilidade ao comportamento.
O telencéfalo é composto pelo córtex cerebral, pela amígdala (que, como você vê, não é a da garganta, que para evitar confusões agora se chama tonsila) e pelo estriado. Estas últimas duas estruturas são internas (ou "subcorticais), ocultas sob o córtex cerebral. Este, por sua vez, pode ser dividido didaticamente em 5 lobos:
- o lobo occipital é o mais posterior responsável, pela visão.
- o lobo parietal fica imediatamente posterior ao sulco central, a dobra mais profunda do córtex, e processa todos os sinais relacionados ao espaço corporal, inclusive a qual parte desse espaço dedicamos nossa atenção;
- o lobo temporal se destaca na lateral do cérebro, abaixo de outra grande dobra (o sulco lateral), e processa informações auditivas, visuais, e ainda participa da representação da identidade pessoal (self) e do julgamento moral;
- o lobo frontal corresponde a toda a porção do córtex anterior ao sulco central. Aqui estão as áreas do córtex que organizam o comportamento, desde a elaboração de metas e estratégias, passando pela representação de valores e tomada de decisões, incluindo julgamentos morais, até o comando dos movimentos propriamente ditos;
- o lobo da ínsula, não mostrado na figura, é uma dobra interna do córtex (donde o nome, que significa ilha), responsável por monitorar em permanência o estado funcional do corpo, e portanto as emoções, gerando informações que são então usadas pelo lobo frontal para ajustar o comportamento ao nosso estado interno.





Diencéfalo


A segunda divisão do encéfalo na ordem rostro-caudal é o diencéfalo, formado por vários núcleos. Os maiores são os que, em conjunto, formam o tálamo, passagem obrigatória para quase toda a informação que é encaminhada ao córtex cerebral. Abaixo dele fica o hipotálamo, estrutura vital que recebe o tempo todo informações sobre o estado funcional do corpo e regula todos os sistemas que são capazes de modificar o funcionamento do corpo, inclusive através do comportamento. Acima do tálamo fica a glândula pineal, ou epitálamo, que também ajuda a integrar o funcionamento de corpo e cérebro. Outras estruturas do diencéfalo são os globos pálidos, parte dos núcleos da base juntamente com o estriado telencefálico, e o núcleo subtalâmico.








Bruna e Gabriela 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sistema Nervoso


Bainha de Mielina

É uma bainha rica lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso centra como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos.Esta bainha é formada pelas membranas celulares as células de glia( células de Schwann no sistema nervoso periférico e oligodendroglia no sistema nervoso central).


Nódulo de Ranvier

Os prolongamentos dos neurônios formam as fibras nervosas que , em conjunto, constituirão os nervos, vias de transmissão dos impulsos nervosos.Geralmente, cada fibra nervosa é constituída pelo prolongamento do neurônio (axônio ou dendrito) envolvido e protegido pela bainha de mielina, uma bainha lipídica, produzida pelas células de Schwann (ou gliócitos de SNO), que a envolve externamente .A bainha é descontínua, pois se interrompe em intervalos regulares, formando nódulos da ranvier ( ou nós neurofibrosas), regiões limites entre uma célula Schwann e outra.


Célula de Schwann

A célula de Schwann é um tipo de c´lula geral que produz a mielina que envolve os axônios dos neurônios do sistema nervoso periférico, isolando eletricamente os nervos e assim permitindo a propagação rápida de potenciais de ação.Desempenham a mesma função periférica que os oligodendrócitos desempenham no no sistema nervoso central ( incluindo cérebro).Isto tem uma direta ligação com o nervo fibromatose.



Sistema Urinário

Pelve Renal 


Pelve renal (ou bacinete) é a porção proximal do ureter no rim, que é dilatada em forma de funil.
É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais, cada papila renal é cercada por um ramo de pelve renal chamada de cálice.
A principal função da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.

Cálice 


O cálice é uma parte do sistema renal humano, localizado em sua maioria no rim.Ele é limitado particularmente nos rins dos mamíferos e faz parte para que a urina passe do rim para a bexiga.

Cálice Menor


O cálice menor se estende pela pirâmide renal.Uma papila renal ( o ápice da pirâmide renal) estende-se até o lumén, ou tubo interno, ou um cálice menor.Ele fornece um canal para que a urina flua e passe a próxima etapa do sistema urinário, o ureter.

Cálice Maior


Ele é composto de muitos cálices menores.Uma vez que a urina tenha sido coletada de toda papila renal, ela é transferida para o ureter através dos cálices maiores, que são um grupo assim como pélvis renal.


Medula Renal 

É a parte mais interna do rim localizada entre o córtex renal e a pélvis.Ela contém numerosos tubos coletores de uria.


Córtex Renal

é a parte mais externa do rim localizada entre a cápsula renal e a medula renal.No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.Em um adulto, ele forma uma zona lisa contínua com um determinado número de projeções (coluna de Bertin) que se estendem para baixo entre as pirâmides renais.
Ele contém os corpúsculos renais e os tubos renais que descem para a medula renal.Ele também tem vasos sanguíneos e tubos coletores.


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Tretalogia de Fallot

O que é a Tetralogia de Fallot 


É uma malformação congênita do coração que se apresenta no nascimento.
É composta por 4 elementos:
  • comunicação de interventricular(uma comunicação entre os 2 ventrículos do coração esquerdo e direito).
  •  Obstrução do ventrículo direito e dificuldade na passagem do sangue para os pulmões.
  • Hipertrofia ventricular.
  • Na tetralogia de fallot o sangue não consegue  ser oxigenado em quantidade suficiente para ser distribuído  para os órgãos do corpo e em consequência as crianças apresentam com "CIANOSE"(cor azulada na pele).

Quais as causas 


Não se sabe a causa certa da tetralogia de fallot, mas alguns fatores existem durante a gravidez podem aumentar o risco da doença : rubéola ou outras doenças virais.

Sinais e sintomas 


  Os sinais dependem do tempo de sua evolução e de seu menor ou maior grau de importância .O maior deles é a "Cianose" a qual aparece muito cedo no recém nascido.Também ocorre o sopro sistólico,policitemia(aumento dos glóbulos vermelhos)devido o estimulo a eritropoiese resultado da hipoxemia(baixa oxigenação sanguínea) Baqueamento digital(dedos em forma de baquetas de tambor) É comum haver dificuldade para respirar .Geralmente a doença interfere no crescimento normal da criança.

 Diagnóstico 


 O diagnostico da tetralogia de fallot pode ser feito por meio de uma devida avaliação clínica e ser confirmado pelo ecocardiograma ou pelo cateterismo.

Tratamento


O tratamento é basicamente cirúrgico ou logo após o nascimento ou depois na dependência do nível de sua gravidade, com objetivo de normalizar o funcionamento do coração.


         







 Bruna e Gabriela