O que é a Tetralogia de Fallot
É uma malformação congênita do coração que se apresenta no nascimento.
É composta por 4 elementos:
- comunicação de interventricular(uma comunicação entre os 2 ventrículos do coração esquerdo e direito).
- Obstrução do ventrículo direito e dificuldade na passagem do sangue para os pulmões.
- Hipertrofia ventricular.
- Na tetralogia de fallot o sangue não consegue ser oxigenado em quantidade suficiente para ser distribuído para os órgãos do corpo e em consequência as crianças apresentam com "CIANOSE"(cor azulada na pele).
Quais as causas
Não se sabe a causa certa da tetralogia de fallot, mas alguns fatores existem durante a gravidez podem aumentar o risco da doença : rubéola ou outras doenças virais.
Sinais e sintomas
Os sinais dependem do tempo de sua evolução e de seu menor ou maior grau de importância .O maior deles é a "Cianose" a qual aparece muito cedo no recém nascido.Também ocorre o sopro sistólico,policitemia(aumento dos glóbulos vermelhos)devido o estimulo a eritropoiese resultado da hipoxemia(baixa oxigenação sanguínea) Baqueamento digital(dedos em forma de baquetas de tambor) É comum haver dificuldade para respirar .Geralmente a doença interfere no crescimento normal da criança.
Diagnóstico
O diagnostico da tetralogia de fallot pode ser feito por meio de uma devida avaliação clínica e ser confirmado pelo ecocardiograma ou pelo cateterismo.
Tratamento
O tratamento é basicamente cirúrgico ou logo após o nascimento ou depois na dependência do nível de sua gravidade, com objetivo de normalizar o funcionamento do coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário