quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Função do Telencéfalo



Telencéfalo


A porção mais anterior, o telencéfalo, é a que ocupa o maior espaço no cérebro humano, devido ao grande tamanho do córtex cerebral. A ele chegam todos os sinais que vêm do corpo pelo tronco encefálico e diencéfalo. O córtex cerebral processa todos esses sinais ao mesmo tempo, além de seus próprios sinais internos relacionados a memórias, valores e projeções para o futuro, agregando complexidade e flexibilidade ao comportamento.
O telencéfalo é composto pelo córtex cerebral, pela amígdala (que, como você vê, não é a da garganta, que para evitar confusões agora se chama tonsila) e pelo estriado. Estas últimas duas estruturas são internas (ou "subcorticais), ocultas sob o córtex cerebral. Este, por sua vez, pode ser dividido didaticamente em 5 lobos:
- o lobo occipital é o mais posterior responsável, pela visão.
- o lobo parietal fica imediatamente posterior ao sulco central, a dobra mais profunda do córtex, e processa todos os sinais relacionados ao espaço corporal, inclusive a qual parte desse espaço dedicamos nossa atenção;
- o lobo temporal se destaca na lateral do cérebro, abaixo de outra grande dobra (o sulco lateral), e processa informações auditivas, visuais, e ainda participa da representação da identidade pessoal (self) e do julgamento moral;
- o lobo frontal corresponde a toda a porção do córtex anterior ao sulco central. Aqui estão as áreas do córtex que organizam o comportamento, desde a elaboração de metas e estratégias, passando pela representação de valores e tomada de decisões, incluindo julgamentos morais, até o comando dos movimentos propriamente ditos;
- o lobo da ínsula, não mostrado na figura, é uma dobra interna do córtex (donde o nome, que significa ilha), responsável por monitorar em permanência o estado funcional do corpo, e portanto as emoções, gerando informações que são então usadas pelo lobo frontal para ajustar o comportamento ao nosso estado interno.





Diencéfalo


A segunda divisão do encéfalo na ordem rostro-caudal é o diencéfalo, formado por vários núcleos. Os maiores são os que, em conjunto, formam o tálamo, passagem obrigatória para quase toda a informação que é encaminhada ao córtex cerebral. Abaixo dele fica o hipotálamo, estrutura vital que recebe o tempo todo informações sobre o estado funcional do corpo e regula todos os sistemas que são capazes de modificar o funcionamento do corpo, inclusive através do comportamento. Acima do tálamo fica a glândula pineal, ou epitálamo, que também ajuda a integrar o funcionamento de corpo e cérebro. Outras estruturas do diencéfalo são os globos pálidos, parte dos núcleos da base juntamente com o estriado telencefálico, e o núcleo subtalâmico.








Bruna e Gabriela 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sistema Nervoso


Bainha de Mielina

É uma bainha rica lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso centra como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos.Esta bainha é formada pelas membranas celulares as células de glia( células de Schwann no sistema nervoso periférico e oligodendroglia no sistema nervoso central).


Nódulo de Ranvier

Os prolongamentos dos neurônios formam as fibras nervosas que , em conjunto, constituirão os nervos, vias de transmissão dos impulsos nervosos.Geralmente, cada fibra nervosa é constituída pelo prolongamento do neurônio (axônio ou dendrito) envolvido e protegido pela bainha de mielina, uma bainha lipídica, produzida pelas células de Schwann (ou gliócitos de SNO), que a envolve externamente .A bainha é descontínua, pois se interrompe em intervalos regulares, formando nódulos da ranvier ( ou nós neurofibrosas), regiões limites entre uma célula Schwann e outra.


Célula de Schwann

A célula de Schwann é um tipo de c´lula geral que produz a mielina que envolve os axônios dos neurônios do sistema nervoso periférico, isolando eletricamente os nervos e assim permitindo a propagação rápida de potenciais de ação.Desempenham a mesma função periférica que os oligodendrócitos desempenham no no sistema nervoso central ( incluindo cérebro).Isto tem uma direta ligação com o nervo fibromatose.



Sistema Urinário

Pelve Renal 


Pelve renal (ou bacinete) é a porção proximal do ureter no rim, que é dilatada em forma de funil.
É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais, cada papila renal é cercada por um ramo de pelve renal chamada de cálice.
A principal função da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.

Cálice 


O cálice é uma parte do sistema renal humano, localizado em sua maioria no rim.Ele é limitado particularmente nos rins dos mamíferos e faz parte para que a urina passe do rim para a bexiga.

Cálice Menor


O cálice menor se estende pela pirâmide renal.Uma papila renal ( o ápice da pirâmide renal) estende-se até o lumén, ou tubo interno, ou um cálice menor.Ele fornece um canal para que a urina flua e passe a próxima etapa do sistema urinário, o ureter.

Cálice Maior


Ele é composto de muitos cálices menores.Uma vez que a urina tenha sido coletada de toda papila renal, ela é transferida para o ureter através dos cálices maiores, que são um grupo assim como pélvis renal.


Medula Renal 

É a parte mais interna do rim localizada entre o córtex renal e a pélvis.Ela contém numerosos tubos coletores de uria.


Córtex Renal

é a parte mais externa do rim localizada entre a cápsula renal e a medula renal.No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.Em um adulto, ele forma uma zona lisa contínua com um determinado número de projeções (coluna de Bertin) que se estendem para baixo entre as pirâmides renais.
Ele contém os corpúsculos renais e os tubos renais que descem para a medula renal.Ele também tem vasos sanguíneos e tubos coletores.


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Tretalogia de Fallot

O que é a Tetralogia de Fallot 


É uma malformação congênita do coração que se apresenta no nascimento.
É composta por 4 elementos:
  • comunicação de interventricular(uma comunicação entre os 2 ventrículos do coração esquerdo e direito).
  •  Obstrução do ventrículo direito e dificuldade na passagem do sangue para os pulmões.
  • Hipertrofia ventricular.
  • Na tetralogia de fallot o sangue não consegue  ser oxigenado em quantidade suficiente para ser distribuído  para os órgãos do corpo e em consequência as crianças apresentam com "CIANOSE"(cor azulada na pele).

Quais as causas 


Não se sabe a causa certa da tetralogia de fallot, mas alguns fatores existem durante a gravidez podem aumentar o risco da doença : rubéola ou outras doenças virais.

Sinais e sintomas 


  Os sinais dependem do tempo de sua evolução e de seu menor ou maior grau de importância .O maior deles é a "Cianose" a qual aparece muito cedo no recém nascido.Também ocorre o sopro sistólico,policitemia(aumento dos glóbulos vermelhos)devido o estimulo a eritropoiese resultado da hipoxemia(baixa oxigenação sanguínea) Baqueamento digital(dedos em forma de baquetas de tambor) É comum haver dificuldade para respirar .Geralmente a doença interfere no crescimento normal da criança.

 Diagnóstico 


 O diagnostico da tetralogia de fallot pode ser feito por meio de uma devida avaliação clínica e ser confirmado pelo ecocardiograma ou pelo cateterismo.

Tratamento


O tratamento é basicamente cirúrgico ou logo após o nascimento ou depois na dependência do nível de sua gravidade, com objetivo de normalizar o funcionamento do coração.


         







 Bruna e Gabriela 



segunda-feira, 29 de junho de 2015

O técnico de radiologia tem como função principal a realização de exames radiológicos para fins de auxiliar em um diagnostico, tratamentos/ acompanhamento de doenças/ferimentos através das imagens obtidas.
Portanto, para se ter um diagnostico com precisão se faz necessário o conhecimento da anatomia, fisiologia e a patologia, pois somente assim poderá posicionar de forma correta as estruturas, órgãos e tecidos que estão sendo investigados.
Gabriela pires

domingo, 28 de junho de 2015

                                              A Radiação é produzida como ?

        ela é produzida em um tubo onde uma corrente elétrica estimula o catodo (-) libera elétrons,os quais são atraídos para o anodo (+) onde se chocam abundantemente liberando a onde 99% desta energia é transformado em calor e somente 1% em raio x deste são aproveitado 10%
cessando estimulo elétrico cessa emissão de radiação,Portanto um aparelho de raio x desligado não é fonte de radiação
  
Gabriela Pires

Diagnóstico por Imagem




Gabriela Ap. Pires 

Crânio: Ossos e Suturas


Sistema esquelético


Sistema Esquelético

O sistema esquelético é um importante sistema a ser estudado pelo técnico em radiologia. O esqueleto do adulto é composto por 206 ossos distintos e suas cartilagens e articulações associadas, o estudo do osso é denominado osteologia, enquanto o da articulação é artrologia.O esqueleto humano é dividido em axial e apendicular.
As quatro funções esqueléticas são:


  • Sustentar
  • Proteger o corpo
  • Permitir  os movimentos por interação com os músculos para formar alavancas.
  • Produzir células sanguíneas


Esqueleto Axial

O esqueleto axial inclui todos os ossos localizados no eixo central do corpo.
O esqueleto adulto consiste em 80 ossos e inclui o crânio, coluna vertebral e esterno.


Esqueleto Apendicular

A segunda divisão do esqueleto é a porção apendicular. Essa divisão é composta por todos os ossos dos membros superiores e inferiores (extremidades) e a cintura escapular e pélvica. No esqueleto apendicular adulto existem 126 ossos separados.


Ossos em azul esqueleto axial
Ossos em amarelo esqueleto apendicular



segunda-feira, 22 de junho de 2015

O que são RAIOS-X ?





Os raios-x são radiações eletromagnéticas penetrante invisível a olho nu e de pequeno, que se propaga em linha reta na velocidade da luz, ionizando a matéria inclusive o ar. Pode ultrapassar, ser absorvida ou refletida pela matéria, dependendo do peso anatômico desta e a energia dos raios-x sejam utilizados para a as imagens do interior do corpo humano ou de estruturas internas de objetos, seja na indústria, medicina ou pesquisa científica.
Essa radiação é produzida em um tubo, onde uma corrente elétrica estimula o cátodo (-) a liberar elétrons , os quais são atraídos para o anodo (+) onde se chocam abruptamente,liberando energia onde 99 % desta energia é transformada em calor e somente 1% em raios-x desta são aproveitado 10%.
Cessando o estimulo elétrico, cessa a emissão de radiação, portanto em aparelho de raio x desligado não é fonte de radiação. 





domingo, 21 de junho de 2015

Como tudo começou...

História da Descoberta dos Raios- X 


Wilhelm Conrad Roentgem professor de fisíca da universidade alemã em Wurzburg, surpreenderia o mundo em 1895, com o descobrimento de novas radiações produzidas no interior de um tubo, resultante do impacto dos raios catódicos sobre a parede de vidro do tubo.
No dia 8 de novembro 1895 após o trabalho o físico  resolveu continuar alguns experimentos que fazia em seu laboratório, antes de cair a noite um caso o ajudaria a descobrir os raios x, ele pesquisava o tubi de raios catódicos inventado pelo inglês Wlhian Crooks anos antes.
Era um tubo de vidro dentro do qual um condutor metálico quando aquecido emitia eletróns, feixes chamados raios catódicos em direção a outro condutor.Quando Roentgem ligou o tubo naqueledia, algo estranho aconteceu perto do tubo, uma placa de material fluorescente chamado platino, cianeto de bário, brilhou .
Ele desligou o tubo e o brilho persistiu mesmo quando ele colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa. Alguma coisa saiu do tubo e atravessava a barreira e atingia o platino de cianeto.Muitos experimentos foram realizado, mas só no dia 23 de dezembro 1895 ele fez com que aquele feixe atravessasse a mão de Bertha.
Posta a mão esquerda de sua esposa no chassi com um flime fotográfico, no seu interior sobre ele fez incidir a radiação do tubo durou cerca de 15 minutos, revelando o filme, la estava a confirmação de suas observações a figura da mão, os osso dentro das partes moles e menos densas.
Foi a primeira radiografia da história, Roentgen decidiu chamar dos raios "X " (símbolo usado em ciências para designar o desconhecimento).
 

Qual é a importância do técnico em radiologia ter conhecimento em anatomia ?



A importância do conhecimento em anatomia na radiologia é fundamental. Pois o técnico tem como função principal a realização de exames radiológicos para auxiliar o diagnóstico, tratamentos, acompanhamento de doenças e ferimentos, através das imagens obtidas.
Portanto para se ter um diagnóstico com precisão é necessário o conhecimento de anatomia, pois somente assim poderá posicionar de forma correta as estruturas, órgãos e tecidos que estão sendo investigadas.
Com o conhecimento podemos destacar algumas vantagens:
  • Posicionamento correto das estruturas ;
  • Agilidade no atendimento ;
  • Diminuição do tempo de exposição do paciente à radiação ;
Se não tivermos o conhecimento em anatomia corremos o risco de num posicionamento lesionarmos ainda mais as estruturas afetadas e dessa fora prejudicarmos o paciente.




Portanto o conhecimento em anatomia é a base de um técnico em radiologia.